Mais de 5 mil unidades de medicamentos e materiais de saúde serão enviados ao município de Matinhos nesta segunda-feira (13) por determinação do prefeito Eduardo Pimentel. Atualmente, a cidade litorânea enfrenta uma crise sanitária devido a um surto de gastroenterite na região.

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, acompanhou a separação dos medicamentos contra gastroenterite que serão enviados, que estão sendo separados no almoxarifado da secretaria, na Cidade Industrial de Curitiba.
O prefeito Eduardo Pimentel explicou que o Governo do Paraná também coordena medidas de colaboração ao Litoral do estado: “Como capital do Estado, entendemos que também podemos e devemos ajudar neste momento, em que o município do Litoral passa por uma crise sanitária”, afirmou.
Leia também:
- Quais cuidados a gestante deve ter verão? Veja dicas de especialista
- Norovírus: entenda o que é a infecção e como prevenir
Confira os produtos enviados por Curitiba a Matinhos
Ao todo, Curitiba vai enviar 500 almotolias de 250 ml de álcool 70%, 2 mil unidades de cateter EV 20, 2 mil unidades de cateter EV 22, 200 ampolas de 2,5 ml de dexametasona, 200 ampolas de 10 ml de midazolam, 200 ampolas de vitamina B, 200 unidades de enoxaparina de 20 mg e 200 unidades de enoxaparina de 40 mg.
O que é gastroenterite
A gastroenterite é uma doença diarreica aguda (DDA), uma inflamação do trato gastrointestinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) que pode ser acompanhada de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Os sintomas podem durar até 14 dias. Dependendo da gravidade, ela pode evoluir a uma desidratação grave, e até à morte.
A doença pode ser causada por bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários, contraídos através do consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e também pode ocorrer pelo contato com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas, e contato de pessoas com animais.
Veja formas de contágio:
- Ingestão de água sem tratamento adequado;
- Consumo de alimentos sem conhecimento da procedência, do preparo e armazenamento;
- Consumo de leite in natura (sem ferver ou pasteurizar) e derivados;
- Consumo de produtos cárneos e pescados e mariscos crus ou malcozidos;
- Consumo de frutas e hortaliças sem higienização adequada;
- Viagem a locais em que as condições de saneamento e de higiene sejam precárias;
- Falta de higiene pessoal.
Sintomas da gastroenterite:
- Cólicas abdominais;
- Dor abdominal;
- Febre;
- Sangue ou muco nas fezes;
- Náusea;
- Vômitos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!