Curitiba - A Prefeitura de Curitiba mudou as regras para emissão de atestados médicos nesta segunda-feira (20). A justificativa é “diminuir o assédio aos médicos” e garantir a documentação apenas “em casos necessários”.

Assim, todas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Curitiba já adotaram essas alterações na emissão dos atestados médicos nesta segunda-feira.
Assim, os atestados médicos só serão disponibilizados aos pacientes em Curitiba nas seguintes condições:
- Pacientes que precisarem de internamento;
- Doença que diretamente determine o afastamento do paciente do trabalho.
Ainda será possível obter declarações de comparecimento à consulta médica, com horário estabelecido pela presença do paciente na UPA, ao final do atendimento, diretamente na recepção do centro médico.
“O atestado médico é autonomia do profissional. Mas nós, como instituição, estamos respaldando os nossos médicos e dando condições para que esse documento seja emitido apenas quando indicado, combatendo o assédio dentro dos consultórios por atestado médico”, explicou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.
A secretária ainda pontuou que essa decisão acompanha a campanha Atestado Responsável, esenvolvida pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).
Prefeitura de Curitiba aponta que segundas-feiras concentram mais pedidos por atestados médicos

Dados da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba apontam que o maior fluxo de pedidos de atestados médicos nas UPA’s da capital paranaense são as segundas-feiras.
A pasta aponta que são realizadas 3.333 classificações de risco, em média, aos domingos, nas UPA’s, contra 5.178 nas segundas-feiras – diferença de 55%.
Já as emissões de atestados médicos, entre os meses de janeiro e setembro, somam 45.465 aos domingos, contra 114.336 nas segundas-feiras – número 250% superior.
Outro dado que sugere uma relação entre o início das jornadas de trabalho com o número de atestados médicos emitidos é que, entre as 8h e 10h da manhã, há um maior fluxo de procura às UPA’s.
De janeiro a setembro de 2025 foram emitidos no total 915,8 mil atestados médicos nas UPA’s e unidades de saúde. Destes, 224.917 foram emitidos entre as 8h e 10 horas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!