Curitiba - A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quinta-feira (10) o programa Especialidades em Ação, que promete ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo SUS na capital paranaense.

“O programa lançado hoje começa a valer no dia 15 de abril e vai acelerar a oferta de consultas e exames especializados em nossos serviços e nos hospitais e clínicas contratados para diminuir o tempo de espera. Lembrando que as pessoas que estão em situação de urgência e emergência são atendidas em sete a dez dias”, explica o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD).
A expectativa é que o programe amplie em 12 mil a oferta de consultas mensais de Oncologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Cardiologia, passando das atuais 15 mil consultas ofertadas por mês nestas especialidades para 27 mil, um aumento de 80%.
Além disso, haverá o acréscimo na oferta mensal de 5.540 exames, entre ultrassonografias, endoscopias e colonoscopias, passando dos atuais 11.743 mil ofertados por mês nestas três modalidades para 17.283 mil, um aumento de 47%.
Também há expectativa que os médicos da saúde básica compartilhem a situação clínica do paciente com o médico especialista telerregulador, que podem fazer uma análise no prontuário eletrônico e orienta plano de cuidado a ser realizado na mesma unidade de saúde ou encaminha para atendimento em ambulatório de especialidade.
Com isso, os encaminhamentos para as especialidades são mais qualificados: o paciente é agendado corretamente para o serviço de acordo com seu quadro clínico e pode ser priorizado se houver indicação clínica.
“Como sempre, Curitiba sai na frente, pioneira e inovadora. É a primeira cidade que consegue pactuar e começar a oferecer essa nova forma de oferta de serviços especializados. Podem contar com os filantrópicos nessa tarefa. Quem ganha com isso é o cidadão curitibano, que consegue sempre ter uma saúde com mais qualidade e mais segurança”, finaliza o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), Charles London.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui