Uma marcha marcada para sábado (16) pretende mobilizar e conscientizar sobre o perigo das drogas e a importância de unir forças para o enfrentamento do problema. A caminhada terá saída às 10 horas, da Praça Santos Andrade. O movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas, coordenado pela Força Jovem Paraná.

O diretor de Política Pública Sobre Drogas da Secretaria da Defesa Social, Diogo Busse, informa que Curitiba deve se transformar numa referência nacional no enfrentamento às drogas. “Para isso, será necessário arregimentar todos os agentes sociais que de alguma forma se debruçam sobre o problema”, afirma.

Segundo ele, uma política pública sobre drogas eficiente envolve uma série de ações que transitam entre a prevenção, o tratamento e a reinserção social dos dependentes. “Precisamos humanizar o olhar para a dependência química, diz.

Além de programas executados pela Política Pública Sobre Drogas diretamente com crianças, adolescentes e jovens, as ações municipais visam alcançar a população como um todo para que as ações tenham maior efetividade. “Para isso, a parceria com associações, clínicas, comunidades terapêuticas, entidades religiosas, ONGs, a indústria e comércio, é fundamental e de extrema importância”.

Caminhada

A ação programada para o sábado pretende alcançar a comunidade com mensagens de conscientização sobre os malefícios dos efeitos do uso das drogas, depoimentos de pessoas recuperadas do vício e mostrar a gravidade da situação atual. O material de informação, conscientização e prevenção que serão distribuídos na caminhada foram fornecidos pela Prefeitura.

O trajeto da passeata terá início na Praça Santos Andrade, passará pela Rua XV de Novembro e irá se concentrar na Boca Maldita. Além do apoio da Prefeitura, conta com parcerias importantes de entidades do setor e da frente parlamentar Contra o Crack e outras Drogas, da Câmara Municipal de Curitiba.

A Força Jovem, criada em Curitiba há 20 anos, realiza diversas ações permanentes de enfrentamento às drogas e eventos, utilizando a prática esportiva como o Enterrando o Crack (basquete), Cortando o Crack (vôlei), Driblando o Crack (futebol), Nocaute ao Crack (MMA), Pisando o Crack (caminhadas) e, este ano, realizará o Atropelando o Crack, com passeio ciclístico.