A partir desta quinta-feira (8), Curitiba volta para a bandeira amarela em relação à Covid-19. Na tarde desta quarta-feira (7), o prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, divulgou um vídeo para a imprensa, destacando que comércios e eventos serão reabertos, incluindo espetáculos culturais e cinemas.
- Leia mais: Após 133 dias, Curitiba volta para a bandeira amarela; veja como ficam as atividades
- Veja também: Ao vivo: Secretária Márcia Huçulak fala sobre mudança para bandeira amarela, em Curitiba
“Reabrem os parques, reabrem os cafés, reabre os cinemas, reabrem os espetáculos culturais, a vida – mesmo que seja com o novo normal, usando máscara com distanciamento social e respiratório – pode fluir mais abundantemente e com maior alegria”.
Explicou Rafael Greca.
Foram várias semanas de bandeira laranja, com números alarmantes em Curitiba. Agora, com mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis, a cidade volta para a bandeira amarela, com medidas e restrições mais brandas para circulação de pessoas.
“Vai passar, a medida que a imunização vai acontecendo em massa, com o avanço dos grupos etários para a vacinação, a cidade tende a ficar livre do flagelo da pandemia”.
Ainda, a primeira-dama, Margarita Sansone, agradeceu o apoio de todos os moradores que contribuíram com o distanciamento social e o uso de máscaras.
“Nós estamos muito gratos à todos aqueles responsáveis que nos ajudaram a chegar até aqui, foram responsáveis, não fizeram coisas que estavam fora do programa, mantiveram distância, usaram máscara, fizeram tudo certo, e isso nosso coração ficou cheio de alegria porque nos levou à bandeira amarela”.
Afirmou a primeira-dama.
Em breve, a Prefeitura de Curitiba deve divulgar o novo decreto oficializando a bandeira amarela e detalhando o funcionamento das atividades na cidade.
Veja o vídeo:
Números da Covid-19
Nesta terça-feira (6), a taxa de ocupação dos 548 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 está em 82%. Restam 99 leitos livres em Curitiba.
A taxa de ocupação dos 746 leitos de enfermarias SUS covid-19 está em 63%. Há 275 leitos vagos.