Em Cascavel, no Oeste do Estado, não há quem não tenha visto pelo menos um dos vídeos postados pela assessoria de comunicação da prefeitura municipal, isso porque eles praticamente se tornaram virais, e o melhor de tudo, tiveram um resultado positivo quando o assunto é a vacinação contra a Covid-19.

O desafio da comunicação pública é alcançar a todos os munícipes para que a informação chegue de forma clara e rápida. Pensando nisso, o grupo de 14 profissionais que compõem a Secom (Secretaria de Comunicação), fez uma transformação na maneira de se comunicar com os cascavelenses.

Atualmente, o município está vacinando contra a Covid-19, o grupo de 25 anos ou mais. Mas como alcançar esse público para incentivar a imunização e também para que as datas sejam gravadas? O secretário de comunicação Jefferson Lobo explica.

“ Como sempre priorizamos informação e utilidade pública e nesse momento aproveitando uma linguagem que está crescendo nas redes sociais. Não houve uma orientação, e sim uma sensibilidade sobre a necessidade.Nós planejamos essa mudança por intuição. Os profissionais da comunicação entenderam o cenário e  a necessidade do momento.” 

Jefferson Lobo – secretário de comunicação da Prefeitura de Cascavel
https://www.youtube.com/watch?v=yn2mR6We08M

Para chamar atenção do público mais jovem, valeu voltar no tempo. Da música Ragatanga, do Grupo Rouge, ao desenho preferido em 1994, Pokémon. Ah claro, a família dinossauro também não pode faltar na página do município, afinal quem tem 30 anos, com certeza ouviu a frase“ Não é a mamãe”, pronunciada pelo baby.

E foi assim com um jeito divertido de se expressar, mas acima de tudo de informar que a prefeitura de Cascavel conseguiu alcançar em cheio a faixa de idade, que está cada vez mais conectada às redes. A aceitação foi tão grande, que os vídeos informativos tiveram milhares de compartilhamentos e curtidas.

“ Nós temos um público muito jovem que interage nas redes sociais, nós temos também um grupo mais conservador, que também está na rede social, que muitas vezes está interessado em abordagem mais objetivas, e o jovem está mais focado na interação. O desafio para a comunicação pública sempre será equilibrar a informação de utilidade pública, entrega do serviço e a atração que é a grande magia da comunicação.”

Jefferson Lobo – secretário de comunicação da Prefeitura de Cascavel

A “brincadeira” foi tão aceita pela comunidade cascavelense, que criou uma verdadeira divulgação ampliada.  Quem enfrentou a fila para ser imunizado, bateu foto e marcou o instagram da prefeitura, que replicou as centenas de fotos espalhadas por todos os postos da cidade. Quem participou do vídeo aprova a campanha de divulgação da prefeitura.

“O uso de trends da internet no instagram da prefeitura, está sensacional. Esse tipo de linguagem aproxima muito a galera que está ligada nisso. Automaticamente cria um vínculo e também um desejo de aparecer no perfil oficial. Por isso, que está todo mundo tão participativo e marcando o perfil em suas contas pessoais.  As mensagens que estão sendo passadas se tornaram muito certeiras para o público alvo, principalmente quando se fala na vacina contra Covid-19, a adesão dos jovens fica muito mais evidente e estimula ainda mais, que todos se imunizem.” 

Débora Damasceno – jornalista

Para o empresário, Wellington Soares de Lima o fato de as pessoas compartilharem para aparecer no stories, gera uma divulgação ainda maior, alcançando muito mais público. Ele reforça que toda a ação é válida para legitimar e beneficiar a saúde coletiva de todos.

“ Por a prefeitura dar essa abertura de poder marcar, e eles compartilharem, as pessoas acabam querendo aparecer no perfil oficial e acabam compartilhando sobre a vacinação. Isso desencadeia ainda mais a divulgação, já que são várias pessoas compartilhando ao mesmo tempo, tornando mais fácil a visibilidade da faixa etária que está sendo imunizada.”

Wellington Soares de Lima – empresário

Veja alguns dos vídeos postados na página da prefeitura:

https://www.youtube.com/watch?v=RgtAnXq16B8
(Reprodução prefeitura de Cascavel)

Em números

A resposta da comunidade foi tão grande, que até quem não seguia o perfil da prefeitura da cidade, começou a acompanhar as publicações feitas pela Secom. A prova disso está nos números apresentados pela secretaria.

No mesmo período do ano passado comparado com 2021, houve um aumento de 62,71% de visualizações no perfil. Contabilizando mais de quatro milhões de impressões, um aumento de mais de 98% de interações.

“O feedback da população foi imediato. O  resultado das métricas são gigantescas, aí mantemos essa linha de conteúdo. No entanto, não existe fórmula pronta  para o Marketing digital: Existe experiência, case de resultado e a entrega.”

Jefferson Lobo – secretário de comunicação da Prefeitura de Cascavel

Painel

Segundo o município, 89% da população vacinável já tomou ao menos uma dose em Cascavel, considerando público 223.420 habitantes com mais de 18 anos, segundo TSE.