Curitiba - A Prefeitura de Curitiba projeta que os números de casos de dengue dobrem em 2025, na comparação com o ano anterior. Em 2024, a capital paranaense registrou 17.745 casos de dengue. Para 2025, a previsão da Prefeitura é de que a marca chegue em 36 mil ocorrências.

Além disso, a secretária de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, avalia que houve mudança no perfil das contaminações por dengue na capital paranaense.
“Nós tínhamos na maioria casos importados, ou seja, pessoas que saem do município e se contaminam. Hoje, nós invertemos essa curva. De 17 mil casos (em 2024), 12 mil foram autóctones. O mosquito da dengue de Curitiba é curitibano”, diz.
Esse cenário motivou o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), a determinar a criação de um Plano Municipal de Combate à Dengue.
Somente nesta semana, equipes do Mutirão Curitiba Sem Mosquito da Prefeitura realizaram ações em bairros das regionais do CIC, Boqueirão, Cajuru, Bairro Novo, Pinheirinho, Tatuquara e Boa Vista.
“Nós temos duas estratégias contra a dengue. Uma contra o vetor, que é mosquito, com armadilhas e drones, além do monitoramento de terrenos abandonados. Outra questão importante é a população ter consciência do aumento de casos e adotar o autocuidado”, complementa Filipak.
Dengue também em alta no resto do Paraná
No ciclo epidemiológico 2023/2024, dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontam que o Paraná registrou 939.453 notificações, 595.732 casos confirmados e 610 mortes em decorrência da dengue.
No ciclo atual, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registrou 61.319 notificações, 8.034 casos confirmados e dois óbitos.
Como comparação, no mesmo período do ciclo anterior, o estado registrava 67.120 notificações, 16.693 casos confirmados e três óbitos.
A tendência é que esses números apresentem crescimento constante nas próximas semanas, em especial, pelo aumento de chuvas nos meses de março e abril em todo Paraná.
“Dengue não é uma doença que se combate sozinho. Ela se combate de maneira coletiva e comunitária”, finaliza o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui