De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças transmitidas por artrópodes (arbovírus) são ameaças constantes para a população mundial. Além da elevação de casos de dengue no Brasil, o mosquito Aedes aegypti, também é responsável por outras infecções, como a Zica e Chikungunya.

Só no início deste ano, já foram registrados 8.498 casos prováveis de chikungunya e 168 casos prováveis de Zica no país, segundo o Ministério da Saúde. Para identificar cada doença, é preciso primeiramente entender quais são os primeiros sintomas causados pelo vírus.
Sintomas Chikungunya
Transmitida pelo vetor Aedes aegypti, a fase aguda da infecção de Chikungunya dura em torno de 14 dias, sendo marcada por dores intensas e inchaços nas articulações, além dela, a dor de cabeça tende a ser moderada. A febre pode estar presente, mas em alguns paciente ela não é identificada. Alguns sintomas podem persistir ao longo de 90 dias, de maneira crônica, sendo indicado procurar ajuda médica.
Veja os principais sintomas de Chikungunya:
- Dores intensas nas articulações;
- Edema nas articulações;
- Dores nos músculos, nas costas e cabeça;
- Febre;
- Manchas vermelhas pelo corpo;
- Prurido (coceira) na pele;
- Dor atrás dos olhos e conjuntivite não-purulenta;
- Náuseas e vômitos;
- Dor de garganta e calafrios;
- Diarreia e/ou dor abdominal (manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças).
Sintomas Zica
Normalmente assintomática, a infecção de Zica, quando evidente, é marcada por pacientes com manchas vermelhas, que geram coceiras. O prurido é um dos sintomas do período agudo, influenciando atividades cotidianas e o sono.
Apesar dos sintomas serem comumente leves, a maior preocupação da Zica Vírus, transmitida pelo Aedes aegypt, se trata da microcefalia que acontece em bebês de mães infectadas durante a gestação. É necessário ficar atento e buscar ajuda de especialistas, caso surjam outros quadros neurológicos, tais como, encefalites, mielites e neurite óptica.
Veja os principais sintomas de Zica:
- Febre baixa ( até 38,5 ºC) ou ausente;
- Erupção cutânea;
- Conjuntivite não purulenta;
- Cefaleia, artralgia, astenia e mialgia;
- Edema periarticular, linfonodomegalia.
Sintomas dengue
A febre abrupta, é um dos principais sintomas gerados pela dengue, normalmente tem durabilidade de 2 a 7 dias, após picada do mosquito Aedes aegypt. Náuseas e vômitos são relatados pelos infectados na maioria dos casos também. Os sinais de alerta são ligados a dores abdominais e sangramentos contínuos.
Veja os principais sintomas da dengue:
- Febre de 39° a 40°C;
- Dores musculares intensas;
- Dor ao movimentar os olhos;
- Mal estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Tabela comparativa dos sintomas

*Com supervisão de Erick Mota
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.