Começou nesta segunda-feira (03) o novo horário de atendimento do Disque-Coronavírus de Londrina. Agora, o 0880-400-1234 recebe ligações de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O serviço gratuito de atendimento telefônico é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Desde 23 de março, o serviço já recebeu 5.250 ligações, o que representa em torno de 45 a 50 ligações por dia. Como no período da noite e madrugada a procura é muito menor, o horário foi adaptado para que os atendentes estejam disponíveis quando há um volume maior de chamadas.

“O Disque-Coronavírus surgiu com o objetivo prioritário de ser um canal rápido e de fácil comunicação, mas sua essência é a integração com a Vigilância Epidemiológica, possibilitando ampliar o olhar quanto à necessidade e conhecimento da população, suas dúvidas e dificuldades vivenciadas. Dessa forma, foram implementados outros serviços para a comunidade, como a consulta à distância com médicos da SMS, e o apoio emocional, voltado para os problemas que surgiram por conta das demandas que a pandemia trouxe, como isolamento social, medo do novo, e incertezas no tratamento”, acrescentou a diretora-geral da SMS, Rosilene Machado.

A professora e pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, Mara Solange Gomes Dellaroza, destacou que os atendentes são capacitados para sanar dúvidas que envolvam desde a prevenção ao Covid-19, como também orientações para o tratamento da doença. “Qualquer pessoa com dúvida sobre, por exemplo, como higienizar seus alimentos, nossos bolsistas vão explicar e orientar sobre todas as formas de prevenção. Se for um paciente sintomático, eles vão verificar se é um caso suspeito, e reforçar as orientações de tratamento e possível isolamento, se isso for indicado, conforme o caso”, comentou.

londrina disque-coronavírus
Imagem: Divulgação/N.Com

Avaliação médica e suporte emocional em Londrina

Outro atendimento prestado por meio do Disque-Coronavírus abrange o agendamento de consulta por telemedicina com os médicos da SMS, caso o paciente tenha sintomas de Covid-19 e precise passar por avaliação médica. E, também, o encaminhamento para suporte emocional, oferecido por psicólogos da rede municipal.

“Pela ligação no 0800, a gente consegue agendar a consulta médica ou atendimento com psicólogo, em uma plataforma on-line, e sem que esse paciente precisar sair de casa. O grande objetivo é que as pessoas não saiam do seu isolamento, nem para o tratamento, caso os sintomas sejam leves. Mas se houver uma mudança no quadro, como falta de ar, aí sim orientamos procurar uma unidade de saúde”, detalhou a pró-reitora.

Caso o paciente precise procurar orientação fora do horário de atendimento, como feriados ou finais de semana, a indicação é o download do aplicativo Telemedicina Paraná, desenvolvido pelo governo do Estado.

Receba as melhores notícias de Londrina e região pelo Whatsapp. Faça parte do grupo!