O Disque-Coronavírus, serviço que orienta a população de Londrina a respeito de sinais e sintomas do coronavírus e qual procedimento deve-se adotar em cada caso, passa a ofertar mais um serviço. Agora, por meio do 0800-400-1234, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) também podem obter informações sobre o resultado de exame realizado para a detecção do vírus causador da Covid-19, feito nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) respiratórias e Pronto Atendimento Infantil (PAI).
Para obter o resultado, o usurário deve ligar no 0800-400-1234 e escolher a opção 3, que direciona para a Central de Resultado de Exame de Coronavírus. Lá, ele será atendido por uma equipe específica para isso, que vai verificar se o exame está finalizado, passar o resultado por telefone e, se necessário, fazer as orientações de como deve-se proceder, em caso de resultado positivo.
O exame demora cinco dias para ficar pronto. Especificamente para esse novo serviço, o atendimento, inicialmente, será das 8 às 13 horas.
O Disque-Coronavírus foi implantado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Por meio do serviço, qualquer pessoa que estiver com sintomas gripais ou respiratórios pode ligar para este número e ser atendida por profissionais de saúde, os quais orientam qual procedimento deve ser adotado.

Por meio do serviço também é feito o agendamento de consulta por telemedicina, com os médicos da Secretaria Municipal de Saúde, caso o paciente tenha sintomas de Covid-19.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.
Receba as melhores notícias de Londrina e região pelo Whatsapp. Faça parte do grupo!