Uma doença misteriosa, que faz com que os pacientes vomitem sangue e morram em poucas horas, já vitimou fatalmente pelo menos 15 pessoas na região de Mbeya, no sul da Tanzânia, na África Oriental.
De acordo com autoridades de saúde locais, mais de 50 pessoas foram hospitalizadas nos últimos dias e apresentavam os mesmos sintomas. No entanto, a médica-chefe do distrito rural de Chunya, em Mbeya, Felista Kisandu, acha improvável que a doença cause um surto.
“Este problema não foi generalizado. Aconteceu em apenas uma ala administrativa de Ifumbo, onde as pessoas vomitam sangue e morrem quando chegam tarde ao hospital. A causa da doença ainda não foi identificada, mas o Ministério da Saúde da Tanzânia descartou um surto”, disse ela no último sábado (6).
Ainda conforme Kisandu, a doença desconhecida também causa náuseas e exames iniciais mostraram que os mortos, na maioria homens, sofriam de úlceras estomacais e doenças hepáticas.
Enquanto especialistas se mudaram para a área, avaliam os pacientes e até a água da região, a ministra da Saúde, Dorothy Gwajika, declarou que espera um relatório sobre a situação em dez dias.
Gwajika ainda condenou Kisandu por tornar a situação pública, conforme a ministra, a médica criou “pânico desnecessário” sobre a situação.