A Prefeitura de Matinhos publicou nesta terça-feira (18) um novo decreto para tentar conter a Covid-19 na cidade. Conforme as novas regras, que valem até a meia-noite do dia 31 de maio, a restrição da circulação de pessoas em espaços de uso público ou coletivo é estendida em uma hora. O mesmo vale para a restrição da venda e consumo de bebida alcoólica. Assim, o toque de recolher e lei seca passam a vigorar das 22 horas até as 5 da manhã do dia seguinte.
Aos domingos, todo tipo de comércio e de atividades não essenciais também deixam de funcionar. Nos outros dias da semana, estabelecimentos poderão abrir das 10 às 22 horas, com 50% de ocupação. Fora desses horários durante a semana, e aos domingos, será permitido somente o atendimento na modalidade delivery.
O decreto municipal nº 500 (confira abaixo) adota todas as medidas contidas no decreto estadual nº 7.672, publicado na segunda-feira (17) e prorroga as disposições trazidas pelo decreto municipal nº 482, divulgado pela Prefeitura na última sexta-feira (14).
Já os serviços e atividades essenciais (supermercados, farmácias e clínicas médicas) não terão que atender as regras de toque de recolher. Esses estabelecimentos seguem as normativas do decreto anteriormente publicado.