O leite de vaca, tipo mais consumido é encontrado nos mercados, é rico em proteínas, cálcio e outros nutrientes. Você pode encontrá-lo nas versões  integral, semidesnatado, e desnatado. Nos tipos A, B ,e C. Mas você sabe as diferenças? O portal RIC.com.br separou para você.

São diversos tipos de leite
O leite integral é o que mais tem gordura, com 3% (Foto: SEAB)

Tipos de leite

O leite A provêm de um único rebanho e é ordenhado mecanicamente (sem contato manual). Além disso o produtor o refrigera imediatamente e o pasteuriza na mesma fazenda, processo que reduz a quantidade final de microrganismos.

Rebanhos diferentes podem fornecer o leite B, e os métodos de ordenha podem ser mecânicos ou manuais. As empresas transportam o leite B refrigerado a até 4°C antes de pasteurizá-lo em outro local.

Rebanhos diferentes também fornecem o leite C e utilizam os mesmos métodos de ordenha do leite tipo B. No entanto, ele não é refrigerado durante o transporte, o que aumenta a quantidade de microrganismos presentes.

Outro tipo de leite que é facilmente encontrado no mercado é o leite UHT (ultra high temperature), conhecido como longa vida, que é vendido em caixinhas.

Leia mais:

Esse tipo de leite pode ser dividido em:

Leite integral

Seu percentual de gordura é de 3%. Assim, o leite que não passa por nenhum processo para a remoção de gorduras, mantendo grande parte de suas características nutricionais primárias.

Leite semidesnatado

O percentual de gordura fica entre 0,6% e 2,9%. É o leite que passa pelo processo parcial de remoção da gordura. Dessa forma, esse processo também diminui a concentração de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, K e E, solúveis em lipídios e insolúveis em água, facilmente estocadas no organismo).

Leite desnatado

O teor de gordura fica abaixo de 0,5%. É o leite que passou pelo processo quase completo de redução de gorduras. Assim é menos calórico que os outros. Por conta do processo, o sabor e o aroma do leite desnatado podem não agradar àqueles acostumados com o leite integral.

Leite sem lactose

O problema que afeta quem possui intolerância à lactose é não conseguir quebrar a lactose, dessa forma, o que a indústria faz, com a ajuda da enzima lactase, é realizar a quebra. Assim a indústria adiciona a enzima ao leite e a deixa agir por um tempo para que quebre este açúcar em glicose e galactose.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jessica de Holanda

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pelos veículos BandNews, JB Litoral, Massa FM e Fast Company. Especialista em matérias de hard news nas editorias de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Serviço.

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pelos veículos BandNews, JB Litoral, Massa FM e Fast Company. Especialista em matérias de hard news nas editorias de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Serviço.