A morte de uma soldado do 23° Batalhão da Polícia Militar (BPM), de 31 anos, causou grande choque entre os curitibanos. A soldada da PM estava trabalhando quando sofreu aneurisma e morreu. Segundo o Ministério da Saúde, em média 6,5 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido a doença. A pessoa pode já nascer com este problema ou adquiri-lo.
- Leia também:
De acordo com o Ministério da Saúde, o aneurisma é causado pelo enfraquecimento da parede da artéria, que, associado à grande tensão do fluxo sanguíneo, pode apresentar grandes riscos ao paciente, levando inclusive à morte. A doença pode ser reparada por cirurgia.
Causas do aneurisma
As causas do aneurisma podem envolver fatores como hipertensão, tabagismo ou traumatismo. Os fatores de risco para a formação ou ruptura de um aneurisma são o fumo, pressão alta não controlada, obesidade e colesterol elevado.
Sintomas
Geralmente os aneurismas pequenos costumam ser assintomáticos. Contudo, conforme o tamanho aumenta pode apresentar sinais como dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos e perda de consciência.
Como prevenir aneurisma
- Controlar a pressão arterial;
- Manter índices adequados de glicose, colesterol e triglicérides;
- Ter uma alimentação saudável, à base de vegetais, frutas, fibras e carnes magras;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Não fumar;
- Não ingerir bebidas alcoólicas em excesso.
Se apresentar algum sintoma ou tiver histórico de aneurisma na família procure um médico.