A morte de uma soldado do 23° Batalhão da Polícia Militar (BPM), de 31 anos, causou grande choque entre os curitibanos. A soldada da PM estava trabalhando quando sofreu aneurisma e morreu. Segundo o Ministério da Saúde, em média 6,5 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido a doença. A pessoa pode já nascer com este problema ou adquiri-lo. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o aneurisma é causado pelo enfraquecimento da parede da artéria, que, associado à grande tensão do fluxo sanguíneo, pode apresentar grandes riscos ao paciente, levando inclusive à morte. A doença pode ser reparada por cirurgia.

Causas do aneurisma

As causas do aneurisma podem envolver fatores como hipertensão, tabagismo ou traumatismo. Os fatores de risco para a formação ou ruptura de um aneurisma são o fumo, pressão alta não controlada, obesidade e colesterol elevado.

Sintomas

Geralmente os aneurismas pequenos costumam ser assintomáticos. Contudo, conforme o tamanho aumenta pode apresentar sinais como dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos e perda de consciência.

Como prevenir aneurisma

  • Controlar a pressão arterial;
  • Manter índices adequados de glicose, colesterol e triglicérides;
  • Ter uma alimentação saudável, à base de vegetais, frutas, fibras e carnes magras;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Não fumar;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Se apresentar algum sintoma ou tiver histórico de aneurisma na família procure um médico. 

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui