A Prefeitura de Matinhos, no litoral do Paraná, montou barreiras sanitárias para impedir a entrada de visitantes e turistas enquanto durar o Decreto Estadual  nº 6.983, que estabelece medidas mais restritivas de combate à covid-19.

Conforme a administração municipal, está autorizada a entrada na cidade apenas moradores, pessoas que trabalham no local ou veículos que transportam bens essenciais

As barreiras sanitárias instaladas nas entradas de Matinhos começaram a funcionar à 0 hora desta segunda-feira (1º) e irão continuar a fiscalização, pelo menos, até a próxima segunda-feira (8).

Neste domingo (28), a Prefeitura de Matinhos também publicou o decreto municipal nº 281, depois de uma reunião onde foi decidido a adoção de todas as medidas que estão no decreto estadual.

Na última quarta-feira (24), o prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, já havia anunciado que a cidade litorânea iria entrar em uma espécie de lockdown, com a entrada de visitantes restrita, proibição de circulação de pessoas na praia e no calçadão, além de funcionamento do comércio limitado. A tomada de medidas mais severas foi motivada pela explosão de casos de covid-19 na cidade.

Paraná em alerta

Na sexta-feira (26), o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou uma série restrições de circulação e funcionamento de comércios e serviços na tentativa de conter o avanço de casos da covid-19 no Paraná. As medidas começam a valer no sábado (27) e vão até às 5h do dia 8 de março.

Entre as ações estão:

  • a proibição de circulação em espaços e vias públicas, das 20h às 05h;
  • a proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 05h;
  • a suspensão da volta as aulas presenciais;
  • a suspensão de cirurgias eletivas em todo o Estado por 30 dias a partir do dia 1º de março;
  • a suspensão de serviços e atividades consideradas não essenciais.