Nessa semana novos municípios atingiram o nível epidêmico da doença. São esses: Tapira, Lidianópolis, Capanema, Pérola, Francisco Alves e Porecatu.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, desde agosto de 2012 até agora foram confirmados 17.175 casos da doença no Paraná. Destes, 16.086 foram registrados em 2013. Cerca de 80% dos casos estão concentrados nos 52 municípios que enfrentam situação de epidemia da doença neste ano.

Nos pacientes registrados nesse período, 84 apresentaram as forma grave da doença, levando nove a óbito. Outras quatro mortes estão sendo investigadas pela Secretaria da Saúde.

O superintendente da Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, afirma que os 52 municípios antes já diagnosticados e os novos enfrentam problemas de vistorias e dificuldade de mobilização da população local.

“Este levantamento indica que os municípios não estavam preparados para enfrentar a dengue, apesar de todo o acompanhamento feito pelo Estado”, afirma Paz.

Os municípios com maior número de casos notificados são Paranavaí (8.943), Campo Mourão (3.858) e Londrina (3.115). As cidades com maior número de casos confirmados são Paranavaí (5.487), Peabiru (1.759) e Campo Mourão (905). O informe está disponível no site da Secretaria Estadual da Saúde (www.saude.pr.gov.br).