Os profissionais que lidam no combate ao novo coronavírus não podem ficar junto com os demais colegas, que continuaram tratando de outros pacientes. Por isso, uma empresa resolveu emprestar um caminhão, que percorre as cidades levando tratamento odontológico, para servir de ponto de apoio aos profissionais que lidam nessa guerra.

Com os hospitais cada vez mais cheios, a rotina dos profissionais de saúde tem sido cada dia mais difícil. Em Curitiba, os enfermeiros e médicos da Santa Casa passaram a usar um espaço de descanso diferente, afastado dos demais funcionários.

“A gente tem um espaço de convivência do hospital, que é para todos os colabores, mas neste momento, por causa da situação, foi dividido. Os profissionais que estão na linha de frente acabam vindo para este espaço para evitar a contaminação dos outros colabores. Isso tudo para evitar contaminar quem não está atendendo pacientes com diagnóstico ou suspeitos”, explicou Eduarda Scheffler, enfermeira.

A rotina pesada de trabalho tem mexido até mesmo com o emocional dos profissionais. Segundo a enfermeira, sair do ambiente carregado e ficar, nem que seja por alguns minutos, num espaço diferente, é muito importante neste momento.

“O impacto emocional dos profissionais que estão na linha de frente é muito grande. Às vezes estes profissionais acabam tendo até mesmo um esgotamento profissional. Esse espaço tira a gente daquele cenário hospitalar, pelo menos no horário de descanso sairmos desse cenário diminui muito o estresse e a ansiedade”.

espaco-descanso-coronavirus-santa-casa-2
Foto: Lucas Sarzi/RIC Record TV.

O caminhão, de uma empresa que presta serviços odontológicos, ficaria parado por causa da quarentena. Foi a hora de olhar para quem está tendo que trabalhar ainda mais e prestar apoio.

“Nos pegou de surpresa, tivemos que parar a expedição, não poderíamos viajar, mas imediatamente também buscamos uma forma de sermos útil. Resolvemos usar a infraestrutura da carreta para apoiar os profissionais importantes no combate à pandemia”, explicou Mathias Schupp, CEO da Neodent.

Para a enfermeira, a pandemia vai deixar um legado muito importante a todos nós. O de percebermos as pessoas ao nosso lado.

“Nesse momento percebemos a importância do trabalho em equipe, de valorizar os pequenos momentos, às vezes um abraço e um beijo que não conseguimos dar na família e até nos colegas de profissão. Estamos aprendendo a valorizar muito os pequenos momentos que a gente tem na vida que às vezes passam despercebidos”, avaliou Eduarda.