Certas situações envolvendo saúde e bem-estar só nos incomoda quando sentimos dores. Casos de inflamações como furúnculos e fístulas, que muitas vezes geram constrangimento. O pior é que, quando o problema chega, até curar a dor persiste por algum tempo. Nesse caso, o melhor custo-benefício é aplicar um produto de nome estranho: pomada de cyrtopodium.

Trata-se de um medicamento homeopático, tanto para uso adulto quanto para pediátrico, acima de 2 anos. A administração é feita por via tópica, ou seja, na pele. Além de funcionar bem nos casos de furúnculos e fístulas, é eficiente também na cicatrização de cortes, frieiras e queimaduras. É o que garante Karime Halmenschlager Sleiman, farmacêutica com experiência em Farmacologia Clínica, Interação Medicamentosa, Atenção Farmacêutica e Biomedicina estética.
Artigo publicado e revisado por ela no portal “Consultar Remédios“, recomenda a aplicação três vezes ao dia no local afetado. “Se possível, massagear de forma circular a parte lesionada, até que a pomada tenha aderido totalmente à pele”.
Furúnculo é uma infecção de pele, geralmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que acomete o folículo piloso (pelo), a glândula sebácea e o tecido ao redor. Surge especialmente nas regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão e atrito, ou a substâncias gordurosas que facilitam a obstrução dos folículos pilosos. Face, pescoço, costas, axilas, coxas e nádegas são as áreas mais vulneráveis – Dr. Dráuzio Varella à Sociedade Brasileira de Dermatologia

Entretanto, é preciso ter certos cuidados no uso, mesmo que o risco de reação seja pequeno. Por exemplo, a pomada de cyrtopodium não deve ser aplicada em mulheres grávidas sem orientação do médico ou do cirurgião-dentista. Em sua composição, cada grama da pomada contém uma concentração de Cyrtopodium punctatum, além de vaselina sólida, lanolina e propilparabeno.
Adeus, furúnculos!
A ação da pomada começa logo após a aplicação, ativando a circulação na região do furúnculo ou fístula. Isso faz com que a inflamação amadureça até que seja expelida do corpo, às vezes com pouco esforço – nem sempre é preciso espremer a pele. Por essa razão ela é também conhecida como “pomada puxa-pus”.
Assim, as dores diminuem em pouco tempo, bem como o incômodo. O furúnculo vai embora do mesmo jeito que apareceu, e a pele volta a respirar. Vale citar que a pomada de Cyrtopodium é um medicamento isento de prescrição médica.
Perfil da farmacêutica

A farmacêutica citada neste artigo, Karime Halmenschlager Sleiman, é Farmacêutica Generalista, formada e certificada em Farmácia pela Faculdade Paranaense em 2023. Ela é pós-graduanda em Biomedicina Estética pela Universidade Positivo, com ênfase na especialidade de beleza e bem-estar. Durante a experiência acadêmica se interessou pelos estudos de farmacologia clínica e atenção farmacêutica.
Karime, CRF-PR 39421, é a profissional Farmacêutica responsável técnica pelo maior marketplace farmacêutico do Brasil, a Consulta Remédios. Também participa ativamente da elaboração de conteúdos da área farmacêutica, de saúde e bem-estar.