Morreu na madrugada desta terça-feira (16) o ex-deputado federal Euclides Girolamo Scalco. O farmacêutico tinha 88 anos e havia sido hospitalizado ontem (15) no Valencis Hóspice, em Curitiba. Com a saúde debilitada, Scalco morreu após complicações relacionadas a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ainda de acordo com informações, na semana passada o ex-político havia sido diagnosticado com covid-19.

A família informou que o corpo do ex-deputado será cremado nesta terça-feira (16).

Vida política

Euclides Scalco foi eleito três vezes Deputado Federal no Paraná, entretanto a carreira política começou em Francisco Beltrão, no sudoeste do estado. Natural de Nova Prata, Scalco se formou em Farmácia em 1954, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1959 se mudou para o Paraná e seguiu a carreira no ramo farmacêutico.

em 1960, Scalco foi eleito vereador em Francisco Beltrão e logo em seguida, em 1963 assumiu a prefeitura da cidade. Bastante envolvido com o meio político, Scalco ganhou ainda mais força no cenário nacional quando se elegeu pela primeira vez como deputado federal em 1978.

A carreira como deputado durou três mandatos consecutivos. De 1983 a 1986 Scalco foi chefe da Casa Civil do governador José Richa. A ligação familiar entre os políticos foi tão grande, que o ex-deputado era padrinho de batismo de Beto Richa. Scalco também foi ministro da Casa Civil do governo de Fernando Henrique Cardoso.

O ex-político era filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Homenagens 

Após a morte de Scalco, diversos políticos prestaram homenagens nas redes sociais. Confira algumas:

— Roberto Requião (@requiaopmdb) March 16, 2021
Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.