Nesta sexta-feira (3), fábricas de três estados do Brasil foram alvo de fiscalização da Polícia Federal por suspeita de venda de bebida adulterada. A ação foi feita em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

bebidas alcoólicas
Ainda não há confirmação se as bebidas dessas fábricas realmente estavam adulteradas (Foto: Ilustração/Canva)

Amostras dos produtos produzidos e armazenados serão encaminhadas a laboratórios para análise químico-sanitária. As verificações buscam identificar a conformidade dos insumos utilizados, a eventual presença de substâncias proibidas, como o metanol, ou em concentrações acima dos limites legais, além de avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação.

Confira as cidades onde estão as fábricas com suspeita de adulteração de bebidas:

  • Campinas (SP)
  • Chapecó (SC0
  • Joinville (SC)
  • Poços de Caldas (MG)

Paraná tem primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

Também nesta sexta, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou o Ministério da Saúde, confirmando o primeiro caso de suspeita de intoxicação por metanol no estado. O paciente foi identificado como um homem de 60 anos, morador de Curitiba.

metanol
Esse pode ser o primeiro caso de intoxicação por metanol do Paraná (Foto: Ilustração/Canva)

De acordo com a nota oficial da Sesa, o idoso deu entrada no Hospital Universitário Cajuru (HUC) na quarta-feira (1°) após um atropelamento. Durante a internação, o paciente revelou que havia consumido bebida alcoólica destilada.

Pouco depois, o quadro do curitibano se agravou, apresentando sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Por isso, a Sesa classificou o caso como primeiro caso de intoxicação por metanol do Paraná.

Ainda de acordo com a nota da Sesa, o paciente está em estado considerado grave. No momento, ele se encontra desacordado.

Agora, a Sesa e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba acompanham a evolução clínica do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol do Paraná. Para confirmação oficial, é preciso aguardar o resultado dos exames laboratoriais. Segundo o secretário da saúde, Beto Preto, os exames para confirmação devem sair no sábado (4).

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.