Antes de repassar qualquer novidade relacionada ao novo coronavírus, fique atento e procure saber da veracidade da informação. Mas afinal, você sabe como identificar uma notícia falsa (fake news) diante de tantos acontecimentos? Confira nossas dicas e descubra.

Verifique a fonte da informação

Quando receber uma notícia diferente, verifique de onde ela surgiu e qual a sua origem. Procure saber se os dados foram disponibilizados por órgãos governamentais e oficiais. No jornalismo sério, eles sempre são citados.

Procure referência em fontes confiáveis

Sempre que pesquisar sobre notícias do coronavírus, procure diretamente em fontes confiáveis, como grandes portais de notícia, jornais e revistas. Evite confiar de em notícias publicadas por pessoas desconhecidas em redes sociais ou mesmo compartilhadas por mensagem, sem uma fonte confiável.

Esteja atento às notícias muito extremas

Esta não é uma regra, mas sim uma dica para ficar atento. Notícias bombásticas, extremas ou com informações que não condizem com o que está sendo publicado em outros portais podem ser “fake news coronavírus”. Número de casos muito além do que foi registrado no dia anterior, ou informações de medidas drásticas a serem tomadas precisam ser confirmadas antes de compartilhar com outras pessoas.

Verifique a data de divulgação

A data de publicação pode entregar uma “fake news do coronavírus”. Muitas vezes uma notícia compartilha informações de um possível cenário futuro antes de mesmo de se concretizar. Um bom exemplo é o estado de calamidade pública: antes mesmo de ser declarado oficialmente já haviam “as fake news do coronavírus” o anunciando isso como se estivesse acontecendo. Essa dica também vale para descobrir se uma notícia é relevante e atualizada.

Confirme a informação em outros meios

Encontrou uma notícia fresquinha na internet mas não sabe identificar se a informação é confiável? Ligue a televisão e o rádio. Se não for fake news coronavírus certamente a notícia também será divulgada nestes meios. Outra vantagem é que muitas vezes os noticiários e programas de rádio notificam que determinada informação não é verídica.