Os moradores de Sarandi, no Noroeste do Paraná, foram surpreendidos ao chegarem à Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio de Janeiro para tomarem a vacina contra Covid-19. As doses disponíveis para imunização estavam danificadas.
A Coordenadora de Vacinação de Sarandi, Simone Moreira, contou à reportagem da RIC Record TV que houve uma alteração na temperatura na câmara fria e que nesses casos, são necessários planos de contingência. “Nós retiramos as vacinas e encaminhamos para a secretaria de saúde e abrimos o protocolo de segurança”, explicou. Em nota, a prefeitura informou que a porta da geladeira ficou aberta.
Segundo a Prefeitura de Sarandi, na geladeira estavam 1.647 vacinas. 420 da AstraZeneca, 190 da Coronavac, 440 da gripe e 597 doses de vacinas utilizadas na rotina.
Foram necessárias 300 novas doses para seguir o cronograma de imunização na UBS. As doses que tiveram a temperatura prejudicadas serão avaliadas para ver se serão ou não descartadas. A imunização segue normalmente na cidade, conforme o cronograma previsto para a semana.