Você sabia que 45% dos casos de doença cardíaca têm início na cavidade bucal? Pois é, a falta de higienização diária e correta pode se transformar em um infarto, é o que aponta um estudo do Instituto do Coração (Incor) e da Universidade de São Paulo (USP).

Ligação entre higiene bucal e doença cardíaca impressiona

De acordo com o dentista Márcio Passos explica a ligação da falta de higiene bucal pode se transformar em uma doença cardíaca. “Elas estão conectadas devido à disseminação de bactérias presentes na boca para diversas regiões do corpo. Pegando carona na corrente sanguínea e chegando ao coração.”

Passos completou que, ao chegar no coração, as bactérias tem preferência por membranas e válvulas cardíacas, podendo causar inflamações. Depois do sangue passar para os ventrículos, as válvulas impedem a volta do sangue.

Por isso, se as válvulas forem infectadas pelas bactérias causadas pela falta de higiene bucal, podem podem danificar os destruir as membranas do coração.

Confira abaixo alguns sinais de que sua saúde bucal não anda bem!

  • Gengivas vermelhas, inchadas ou doloridas;
  • Sangramentos frequentes;
  • Pus em volta da gengiva e dentes;
  • Mau hálito frequente;

“Esses são alguns dos sintomas que alertam que a higiene bucal não anda bem e da possibilidade do surgimento de problemas cardíacos como consequência”, ressaltou o dentista. A atenção é redobrada para pacientes que já apresentam problemas cardíacos.

Pessoas que tenham se submetido a cirurgias de substituição de válvulas cardíacas por válvulas artificiais, ou tenham válvulas danificadas, são fortes candidatos a desenvolverem endocardite bacteriana como consequência de problemas de saúde bucal.”

Em alguns casos, a infecção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.

Gestantes também devem ficar atentas a saúde bucal

Além da doença cardíaca, o dentista alertou que as bactérias presentes na boca também causam complicações para as gestantes. “Estudos apontam que estas bactérias é um dos fatores causadores do nascimento prematuro. Por isso, é recomendado às gestantes fazerem visitas regulares ao dentistas.”

“Procure um dentista, faça um check up geral da sua saúde bucal e mantenha bons hábitos de higiene, com uso regular de fio dental, limpador de língua e bochechas e escovação adequada”, finalizou Passos.