A família de uma idosa internada no Hospital Erasto Gaertner em Curitiba está acusando o hospital de erro médico durante uma cirurgia para retirada de um rim. Dirce Marques Vianna Costa, de 75 anos, foi diagnosticada com câncer no rim esquerdo em novembro e há uma semana passou por uma cirurgia para retirada do órgão doente. No entanto, segundo a família, os médicos teriam retirado o rim direito.
“Foi constatado um tumor no rim esquerdo, mas retiraram o rim direito”, resumiu a filha da paciente, Sônia Viana Landel. Segundo ela, exames realizados em uma clínica particular e também no hospital, confirmavam o tumor no rim esquerdo da paciente e que, mesmo com os exames em mãos, os médicos teriam operado o rim errado.
Em nota enviada à imprensa, o hospital diz que a afirmação de erro médico “é prematura”, já que ainda existem informações a serem apuradas. A diretoria reiterou ainda que “está prestando toda assistência à paciente e seus familiares, e que está apurando os fatos internamente, por meio de uma sindicância. Caso seja comprovada qualquer irregularidade no atendimento prestado, serão tomadas as providências necessárias”, diz o texto.