Na região Noroeste do Paraná, mais de 200 pessoas estão na fila de espera de hospitais com covid-19 aguardando um leito, sendo mais de 100 delas aguardando um leito de UTI. Os números foram confirmados na manhã desta terça-feira (1º) pelo chefe da 15ª Regional da Saúde do Estado do Paraná, Ederlei Alkamin.

“Pelo menos 100 pessoas aguardam UTI, outras 128 pessoas aguardam um leito de hospital e, só em Maringá, são 29 pessoas nesta lista de espera. Estamos sofrendo muito com o repique do vírus na macrorregião”,

diz o chefe da Regional. 

A situação do sistema público e privado de saúde beira o caos. A preocupação maior se dá na UPA Zona Sul de Maringá, que faz parte do complexo hospitalar municipal. O secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, diz que a situação é muito preocupante.

Por conta disso, uma reunião com prefeitos de toda a região, além de secretários municipais, estava marcado para acontecer ainda nesta manhã, por meio de videoconferência.

Em Maringá, a Secretaria Municipal de Saúde conta com 58 leitos de UTI e 102 de enfermaria. Eles ficam na UPA Zona Sul e no Hospital Municipal. Todos estão ocupados.