A prefeitura de Maringá recebeu 422 denúncias e reclamações da comunidade na segunda-feira, 6. A denúncias foram relacionadas ao descumprimento dos decretos municipais para conter a disseminação do coronavírus na cidade. A fiscalização em Maringá é feita por uma Mobilização Integrada que realizou 52 vistorias em bares, tabacarias, mercados, praças, lojas, pizzarias, lanchonetes, entre outros locais. Foram feitas 38 orientações e 13 estabelecimentos foram fechados. Uma pessoa também foi multada por não usar máscara de proteção.
A coordenação do Grupo de Gestão Integrada sobre Coronavírus (GGI) se reuniu nesta terça-feira, 7, no Paço Municipal para debater novos procedimentos em prevenção ao coronavírus na cidade. As ações de vistoria e orientação preventiva deve ser ampliada também em espaços públicos.
A ação da fiscalização em Maringá deu bons resultados no último final de semana. Inclusive com agradecimentos de moradores próximos aos locais das operações entre sábado e domingo. Algumas regiões fiscalizadas acumulam denúncias nos finais de semana, com casos de som alto, vandalismo, consumo de bebidas e drogas, desrespeito às leis de trânsito e invasão de propriedade particular.
Participam da fiscalização equipes das secretarias da Fazenda (SeFaz), da Saúde, de Mobilidade Urbana (Semob), Meio Ambiente (Sema), Guarda Municipal, Comunicação e apoio da Polícia Militar. Denúncias devem ser feitas no 156 sobre descumprimento do decreto e no 153 ou 190 sobre perturbação do sossego.