Segundo funcionários do hospital, as formigas seriam a causa de um possível surto de uma bactéria muito resistente e mortal, chamada KPC (Foto: Reprodução/ Record TV)

Vídeos gravados por funcionários mostram os insetos andando nos equipamentos; eles também denunciam infiltrações e goteiras

*Do R7

A maternidade Odete Valadares, que é referência em partos de alto risco em Belo Horizonte, foi invadida por formigas. Funcionários e mães denunciam as más-condições do local, que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além das formigas, a unidade está cheia de goteiras e infiltrações.

Nos vídeos gravados é possível ver as formigas invadindo a incubadora onde está um bebê. Elas passeiam no rosto da criança e pelo acesso do catéter por onde o bebê recebe medicação e oxigênio. O risco de infecção é altíssimo, como denunciam funcionários que não podem ser identificados.

O hospital, que realiza de 300 a 500 partos mensais, possui atualmente 15 bebês no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). São crianças que nasceram prematuras ou com algum tipo de má formação.
De acordo com os funcionários, o problema com as formigas começou no ano passado e já foi comunicado à diretoria. Cada vez que os insetos são encontrados, é preciso fazer a higienização da incubadora. Eles dizem que o hospital passou por uma dedetização na última quarta-feira (21).

Ainda segundo os funcionários, as formigas seriam a causa de um possível surto de uma bactéria muito resistente e mortal, chamada KPC. A presença dessa bactéria na maternidade está sendo investigada. Se ela for confirmada, o CTI neonatal pode ser interditado nos próximos dias.

 

Leia também: