A cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, alcançou nesta sexta-feira (3) 100% da população adulta, acima de 18 anos, vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. O município é o primeiro de grande porte a chegar a meta no estado.
De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, a marca é muito importante para o turismo da cidade.
“A vacina salva vidas e para nós, uma cidade do turismo, é muito importante para a segurança dos visitantes que já estão escolhendo Foz para passar os finais de semana e os feriados”.
Chico Brasileiro – prefeito de Foz do Iguaçu
Entre as grandes cidades do país, São Paulo aplicou o número de doses superior à população, mas afirmou que pode ter vacinado pessoas de outros municípios, já que apenas a partir de maio passou a exigir o comprovante de endereço para aplicação dos imunizantes. Salvador e Florianópolis já vacinaram 100% da população acima dos 18 anos e o Rio de Janeiro está próximo de bater a meta. As três cidades, junto com Foz do Iguaçu, formam os principais destinos turísticos no Brasil.
O cronograma de vacinação em Foz do Iguaçu está avançado por conta das doses extras recebidas do Ministério da Saúde, além dos imunizantes enviados pela Secretaria Estadual da Saúde. Essas doses foram encaminhadas ao município, por fazer parte da fronteira com países sul-americanos.
Segunda dose
Foz do Iguaçu já recebeu 304.599 vacinas e aplicou 281.907, o que corresponde a 100% da população adulta vacinada com a primeira dose e 45,8% com a segunda. A expectativa é vacinar 70% da população adulta com as duas doses até 15 de outubro.
“Reforçamos que as pessoas tomem a segunda dose porque a imunização só é garantida com a vacinação completa, ou seja, com as duas doses. Também reforçamos que todos os cuidados sanitários devem ser mantidos, principalmente o uso de máscara, a higiene das mãos e o distanciamento social, evitando as aglomerações.”
Rosa Jeronymo – secretária municipal de Saúde de Foz do Iguaçu
