Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, determinou o fechamento dos shopping centers e comércios em geral a partir desta sexta-feira (20), como medida para conter a disseminação do novo coronavírus no município. O pronunciamento oficial sobre o decreto ocorreu na manhã desta quinta-feira (19). (Assista abaixo)
Já estabelecimentos que prestam serviços essenciais à população – mesmo que dentro dos shoppings– como supermercados, casas lotéricas, instituições financeiras, farmácias, panificadoras, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, serviços funerários e clínicas veterinárias, entre outros, não estão inclusas na resolução e poderão continuar em funcionamento.
No entanto, para que permanecerem abertos, os responsáveis deverão apresentar ainda hoje um plano de funcionamento para a Prefeitura:
“Todos esses setores obrigatoriamente hoje precisam apresentar à Prefeitura um plano interno de controle do fluxo de pessoas para evitar aglomeração nesses locais, assim como o plano de higienização de cada local que está atendendo pessoas”, explica o prefeito.
No mesmo documento, a administração municipal decretou também a suspensão das atividades em:
- cinema, museus e teatro;
- serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas;
- clubes, associações recreativas, áreas comuns, piscinas e academias em condomínio;
- bares e praças de alimentação dos shoppings centers;
Acesse aqui o Decreto da Prefeitura de Foz do Iguaçu na íntegra
Assista ao pronunciamento do prefeito:
Primeiro caso do novo coronavírus em Foz do Iguaçu
A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, confirmou na quarta-feira (18) o primeiro caso positivo do novo Coronavírus – Covid-19. Trata-se de uma mulher de 33 anos que retornou de viagem da Europa no dia 08 de março já apresentando febre e outros sintomas respiratórios leves que iniciaram no dia 03 de março enquanto ainda estava em viagem.