O município de Foz Iguaçu registrou o primeiro caso da história de dengue causada pelo vírus tipo 4. Segundo a prefeitura municipal, a doença já estava circulando em outros estados, cidades e também no Paraguai.

Até quinta-feira (14), Foz do Iguaçu tinha 355 casos confirmados da doença e 1.384 notificações.

“As pessoas que apresentarem pelo menos dois sintomas da dengue devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Todos nossos postos seguem o protocolo do Ministério da Saúde, que tem como prioridade evitar complicações da doença e que podem levar a uma piora no quadro de saúde do paciente e até ao óbito”, disse Odair Silveira, secretário de Saúde.

Segundo os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, a dengue tipo 4 não é mais perigosa que as demais, mas a preocupação é com a possibilidade de avanço da doença.

Sintomas da Dengue

Os sintomas de qualquer tipo de dengue são os mesmos: febre, dor de cabeça, dor no corpo, manchas vermelhas, coceira, cansaço, sangramentos, dor abdominal, vômitos e mal estar. A dengue evolui em ciclos, por isso a necessidade de que a pessoa ao apresentar pelo menos dois desses sintomas procure imediatamente o posto de saúde. Apenas hidrate-se e na tome nenhuma medicação sem orientação médica.