Cascavel, no Oeste do Paraná, está em epidemia de Dengue, mesmo com os esforços realizados pelas equipes da Secretaria de Saúde e dos moradores, os casos de “contaminados” aumentam todos os dias. O município já registrou três mortes pela doença. Por esse motivo, a partir das 17h desta sexta-feira (13), o município vai utilizar o fumacê. A aplicação começa na região Oeste da cidade.
O procedimento deverá ocorrer até às 22h, e será realizado nas localidades com mais casos positivos confirmados até o momento: Aclimação, Canadá, Cancelli, Coqueiral, Claudete, Cascavel Velho, Itália, Itamarati, Veneza e Presidente.
A Secretaria de Saúde informou que o fumacê só será aplicado nos locais de maior incidência, previamente autorizado pelo Ministério da Saúde, e lembrando que o processo só elimina o mosquito alado (o que está circulando).
Carros de som já estão passando pelos bairros, avisando aos moradores, sobre as orientações, no momento que fumacê passar. É necessário que a população deixe as janelas abertas e que os animais de estimação sejam protegidos. Além disso alimentos, caixas de água devem estar cobertos. Pessoas com alergias e problemas respiratórios devem se proteger durante a ação.
- Leia mais: Cascavel registra terceira morte por dengue
Nos outros dias os horários de aplicação serão das 5h às 10h e das 16 às 22h. A ação depende das condições climáticas, em caso de chuva, ventos e baixas temperaturas, a programação será transferida para o próximo dia favorável.
O carro utilizado para a realização do serviço será acompanhado por agentes da Transitar.