Golpistas estão se aproveitando da esperança das pessoas em tomar a vacina da Covid-19 logo para levar vantagem. Os bandidos vêm abordando as pessoas por e-mail, ou até mesmo pessoalmente, na casa das vítimas, na tentativa de roubar dados ou tomar o dinheiro. Um caso foi registrado na região de Londrina.

O alerta vem do delegado Edgard Soriani. Algumas pessoas vêm recebendo e-mails, com assuntos como “Quer tomar a vacina da Covid-19?”, ou mensagens parecidas. Curiosas, algumas pessoas abrem o e-mail e clicam em links no meio da mensagem. Acabam, na verdade, abrindo algum vírus, que tem o intuito de clonar dados pessoais do internauta. Os golpistas usam os dados para conseguir fazer cartões e compras diversas em nome da pessoa, por exemplo.

Mas o golpe não foi registrado somente na internet.  Em Cornélio Procópio, uma mulher recebeu a visita de supostos agentes de saúde na porta de sua casa, oferecendo a vacinação, desde que a pessoa tivesse dinheiro para pagar por ela. Desconfiada, a pessoa ligou à prefeitura local e constatou que era golpe.

O Congresso Nacional já até aprovou uma lei, permitindo que a rede privada possa comprar vacinas para oferecê-las à população de forma particular. No entanto, afirmou o secretário municipal de saúde de Londrina, no norte do Paraná, Felippe Machado, que na região não havia nenhuma clínica particular que já tivesse o produto. Portanto, trata-se de golpe. Por enquanto, a vacina só está sendo oferecida pelo poder público e de graça.

Assista à reportagem completa do jornalista Pedro Marconi, da RIC Record TV, e veja como evitar cair num golpe: