O Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS) lançaram nesta segunda-feira (3) a campanha Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito e promover saúde no território. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue e outras doenças.

Lançamento de campanha Mobilização Nacional das Escolas.
A campanha de combate a dengue acontece por meio do Projeto Saúde na Escola (PSE), projeto estratégico que promove a saúde por meio da articulação entre equipe escolar e equipe de saúde. (Foto: Luis Fortes/MEC)

A campanha surge como resposta do Governo Federal a maior epidemia de dengue da história do Brasil. Em 2024, o país registrou um aumento de 30,9% no número de casos em relação ao ano anterior.

Dividido em quatro fases ao longo de dez semanas, o projeto traça uma estratégia de mobilização, incluindo o compartilhamento de produtos de comunicação, a fim de organizar comunidades em todo o território nacional contra a dengue.

Fases da Mobilização Nacional nas Escolas:

Fase 1 (preparação):

Nas primeiras duas semanas haverá um incentivo para a realização de vistorias nas escolas a fim de identificarem focos de criadouros do Aedes aegypti. Também será lançada a Semana Nacional de Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito e promover saúde no território. 

Fase 2 (sensibilização):

Ao longo da terceira e na quarta semana, serão realizadas exposições dialogadas, rodas de conversa e demais atividades educativas para sensibilizar estudantes, professores e funcionários sobre a prevenção da dengue. Também serão distribuídos nas escolas materiais informativos para conscientização sobre a doença.

Fase 3 (engajamento):

Entre a quinta e oitava semana de campanha, estão planejadas atividades educativas interativas, como gincanas, teatros e jogos que buscarão envolver os estudantes no combate à dengue. Além disso, a campanha será divulgada por meio de mídias sociais, rádio, jornais e outros meios de comunicação. 

Fase 4 (avaliação e encerramento):

Nas duas últimas semanas, serão analisados os dados epidemiológicos das secretarias municipais de saúde sobre notificação de casos de dengue e de focos do mosquito Aedes aegypti nos territórios das escolas participantes da mobilização. Também serão preparados os relatórios finais, com descrição de todas as atividades realizadas, os resultados obtidos e as lições aprendidas para orientar futuras iniciativas de prevenção da dengue. 

*Com supervisão de Jorge de Sousa.

Quer receber notícias no seu celular? Então, entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Caio Yuke

Estagiário de jornalismo

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.