O prefeito de Curitiba Rafael Greca declarou no último sábado (15) que a cidade voltará para o nível da bandeira amarela a partir desta terça-feira (18). De acordo com o político, a capital paranaense já passou pelo “pior momento” e agora pode retomar o funcionamento normal de algumas atividades que estavam com restrições. O anúncio foi feito durante uma prece na Capela Nossa Senhora da Glória.
Um dia antes, na divulgação do balanço semanal do coronavírus em Curitiba, a secretária de saúde Marcia Huçulak já havia adiantado que a cidade poderia ter mudança na cor da bandeira. Segundo a representante da saúde, a redução da ocupação das UTIs e a diminuição da taxa de replicação, a cidade poderia voltar a ter uma liberação maior para circulação de pessoas.
Greca anuncia bandeira amarela em Curitiba
Apesar do anúncio ainda não ser oficial, o decreto sobre a bandeira amarela em Curitiba deve entrar em vigor nesta terça-feira (18). Desde o dia 13 de junho a cidade está em bandeira laranja e o decreto número 1.045 foi prorrogado até hoje. Por isso, uma mudança pode ser realizada já amanhã.
“Na terça-feira, nós vamos devolver a cidade à normalidade, ainda com cautelas sanitárias, mas já com a possibilidade do funcionamento pleno do comércio, dos shoppings centers, das academias de ginástica e de natação, das feiras livres”, disse Rafael Greca.
Neste domingo (16) Curitiba registrou 415 novos casos de coronavírus e 13 mortes. No total já são 27.210 infectados pela doença na capital e 805 óbitos.