A Prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, liberou o acesso às praias, faixas de areia, calçadão, rios, baías, praças, jardins e morros, de segunda a domingo, das 5h às 20h.
O decreto Decreto Municipal 23.817, publicado nesta quarta-feira (7), suspendeu ainda o funcionamento de barreiras sanitárias nas entradas do município, mas manteve o toque de recolher determinado pelo Governo Estadual.
De acordo com o documento, complexos esportivos, ginásios de esportes, estádio, campos, pistas de skate, playgrounds, áreas sociais e de lazer de condomínios e prédios permanecem interditados.
A administração municipal aponta que a flexibilização pode ser revista, a qualquer momento, conforme a “transmissão comunitária e a situação epidemiológica da covid-19 no município, nos municípios circunvizinhos e em toda a 1ª e a 2ª Regional de Saúde do Estado do Paraná”. Clique aqui para ver o decreto na íntegra.
Barreiras sanitárias e fechamento da orla
As barreiras sanitárias e o fechamento das orlas – mesmo para moradores locais- iniciaram no litoral do Paraná em meados de março. Na ocasião, as prefeituras decidiram pelas medidas rígidas de circulação depois que a capital decretou uma espécie de lockdown, no dia 13 de março, e a quantidade de turistas nas cidades aumentou instantaneamente.
Os municípios que as medidas são:
- Antonina
- Guaraqueçaba
- Guaratuba
- Matinhos
- Morretes
- Paranaguá e Pontal do Paraná
Com as barreiras sanitárias funcionando, só podem acessar as cidades do litoral caminhões com insumos de abastecimento diversos e quem mora ou trabalha na região. A comprovação deve ser feita através de documentos oficiais (faturas de água e luz, crachás, cartas das empresas, ou qualquer outro que comprove o vínculo da pessoa com a cidade).