Em meio à pandemia do Coronavírus, outro vírus respiratório teve confirmação de um novo caso no leste da Alemanha: o H5N8.
A gripe aviária foi confirmada por autoridades alemãs. O vírus é similar ao coronavírus e já impactou a indústria de aves no ano passado, exigindo um sacrifício em massa desses animais.
Desde o ano passado, o H5N8 já foi detectado na Eslováquia, Polônia, Hungria e República Checa.
Sintomas e transmissão da gripe aviária do vírus H5N8
Esse vírus da gripe, chamado Influenza aviária A (H5N1), atinge principalmente as aves, porém alguns seres humanos também podem ser infectados.

O H5N8 pode ser contraído ao se ter contato com aves doentes, mas assim como todos os outros vírus da gripe, também são transmitidos de pessoa para pessoa, de acordo com a Biblioteca de Saúde Pública da Fiocruz.
Desta forma, previna-se lavando muito bem as mãos e evitando contato com seu olhos e de outras pessoas, para não trasmitir.
Os sintomas surgem entre dois e oito dias, podendo ser semelhantes aos da gripe comum, são eles:
- tosse;
- febre;
- dor de garganta;
- dores musculares;
- dor de cabeça;
- falta de ar.
A gripe causada por esse vírus H5N8 pode ter um alto índice de mortalidade em humanos.
Como a Alemanha está resolvendo a situação?
Com o objetivo de conter o avanço do vírus causador da gripe aviária, tendo em vista a pandemia já causada pelo novo Coronavírus, a Alemanha precisou adotar algumas medidas e programas contra a disseminação do vírus H5N8.

As criações de pássaros que registraram casos do vírus, por exemplo, precisaram ter suas aves sacrificadas, além da aplicação da quarentena como forma de prevenção nesses locais, diz o Jornal Brasileiro de Pneumologia.
No início de fevereiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) também detectou um caso na Arábia Saudita e determinou medidas severas para evitar a proliferação da doença.