Em feriados prolongados, há um maior risco de acidentes nas estradas, diz Hemepar (Foto: Divulgação/Aen-PR)

Para atender a demanda em todo o Paraná, são necessárias cerca de 14 mil coletas por mês. Em feriados prolongados, há um risco maior de acidentes nas estradas

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) informou nesta segunda-feira (5) que precisa de doações de sangue para manter os estoques regulares durante o feriado da Independência. Nestes dias, segundo o Hemepar, há um risco maior de acidentes nas estradas. Os endereços de todos os Hemonucleos podem ser consultados no site do governo.

De acordo com o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, para atender a demanda em todo o estado, são necessárias cerca de 14 mil coletas por mês, ou seja, uma média de 460 doações por dia. Já na capital paranaense, é preciso haver 4,5 mil doações mensais.

Durante o feriado, as unidades de coleta deixarão de funcionar. Por isso, o Hemepar alerta para que a população doe sangue antes ou após quarta-feira (7).

Funcionamento
O atendimento nas 21 unidades do Hemepar no estado será interrompido na quarta e retorna na quinta-feira (8). Na capital paranaense, o atendimento será normalizado apenas na sexta-feira (9) devido ao feriado municipal de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Requisitos
Todas as pessoas de 16 a 69 anos podem fazer doações de sangue. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais. O Hemepar orienta que os doadores estejam em boas condições de saúde, alimentados e devem portar um documento de identificação com foto. Alimentos gordurosos devem ser evitados nas quatro horas que antecedem a doação.

Farmácias
Segundo o governo estadual, as Farmácias do Paraná permanecerão fechadas na quarta e retornam ao atendimento na quinta-feira. Em Curitiba, as farmácias do governo retornam às atividades somente na próxima segunda-feira (12).