Um homem de 40 anos teve suas duas pernas amputadas após queimar o polegar durante uma viagem de acampamento com amigos. O caso aconteceu no estado do Colorado, nos Estados Unidos.

max logo após ter duas pernas amputadas
Max teve suas duas pernas amputadas para salvar sua vida (Foto: Reprodução/GoFundMe)

De acordo com o depoimento dos amigos, a queimadura teria acontecido quando Max Armstrong foi tirar uma frigideira do fogo. Ele afirma ter higienizado a região atendida, mas que acreditava não ter sido nada sério.

Entretanto, dois dias depois, o tornozelo esquerdo de Max começou a ficar inchado. Ainda durante o acampamento, ele começou a notar que as unhas dos pés ficaram roxas, e seu estado de saúde piorou rapidamente. Após ter um delírio febril durante a noite, os amigos de Armstrong decidiram descer das montanhas onde estavam e levar o homem ao hospital.

Ao chegarem no hospital, os médicos notaram que Max estava passando por uma infecção generalizada. Após realizar alguns exames, foi confirmado o diagnóstico de infecção causada pela bactéria Streptococcus do grupo A. 

Logo em seguida, Max foi colocado em um coma induzido e ficou desacordado durante seis dias. De acordo com a equipe médica do hospital, o caso do escalador evoluiu para uma síndrome do choque tóxico, correndo risco de morte. Porém, os tratamentos começaram a surtir efeito, e Armstrong acordou alguns dias depois.

Entretanto, quando acordou, Max percebeu seus pés escurecidos e inchados, apresentando sinais de necrose avançada. Por mais que a infecção já estivesse controlada, os médicos acreditavam que manter as pernas poderia levar à morte do homem.

Homem não queria ter as pernas amputadas

De início, Max teria resistido à sugestão dos médicos de amputar as pernas. Ele tentou fisioterapia durante alguns dias, mas a dor estava forte demais.

homem em coma antes de ter duas pernas amputadas
Antes de ter as pernas amputadas, Max ficou seis dias em coma (Foto: Reprodução/GoFundMe)

Alguns dias depois, devido à dor e o aspecto de necrose levaram Max a aceitar a amputação. Pouco antes do Natal de 2024, ambas as pernas do homem foram amputadas logo abaixo do joelho.

Agora, Max Armstrong está passando por um processo de reabilitação. Ele espera que, depois que consiga se adaptar às próteses e fisioterapia, consiga voltar a escalar montanhas. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.