A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou nesta terça-feira (24) que as agências bancárias devem operar em horários especiais durante a pandemia do coronavírus. De acordo com a federação, as agências devem abrir das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira, por tempo indeterminado. Além disso, das 9h às 10h, o atendimento deve ser exclusivo para pessoas do grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças respiratórias.
As agências já podem começar a operar em horário especial a partir desta quarta-feira (25).
Bancos com horário reduzido
Segundo a Febraban, a mudança nos horários foi uma orientação do Banco Central. Com isso, as agências devem evitar aglomerações e induzir as pessoas a utilizarem mais os canais de atendimento remoto, como por telefone, pela internet ou por aplicativos.
“Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaboraram para que os bancos possam dar prioridade ao atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessárias aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19”, informa a Febraban.
Santander, Caixa, Banco do Brasil e Itaú já anunciaram que estarão operando em horário reduzido de acordo com a orientação da Febraban.
Confira a nota do Itaú:
O Itaú Unibanco vem adotando uma série de medidas para contribuir com o objetivo maior de toda a sociedade neste momento, que é desacelerar a velocidade de propagação da COVID-19. Em meio a este cenário, o banco fará alterações no atendimento presencial na rede de agências, visando à proteção e redução de contato entre seus clientes e colaboradores.
Aposentados e pensionistas terão acesso às agências uma hora antes do público geral e poderão realizar suas transações bancárias das 9h às 10h. As agências iniciam o atendimento aos demais clientes às 10h e encerram suas operações às 14h. Além disso, o banco tem limitado o fluxo de clientes nos locais e instruindo a manter entre si a distância mínima de um metro.
Adicionalmente, o Itaú afastou preventivamente funcionários do grupo de risco e estabeleceu procedimentos a serem adotados em caso de identificação de sintomas da doença nos colaboradores. O banco também reforçou o protocolo de limpeza e o uso de antissépticos adequados, além de recomendar que os clientes lembrem de higienizar as mãos após o uso de caixas eletrônicos, de maquininhas de pagamento e de manuseio de dinheiro em espécie dentro e fora do ambiente bancário.
O banco reforça ainda a orientação para que os clientes usem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio destes, como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em http://www.itau.com.br/coronavirus/. Assim, a comunidade Itaú Unibanco segue empenhada em evitar a evolução dos casos da COVID-19 em todo o País.