Além das academias, também deve haver mudanças no decreto da prefeitura de Curitiba sobre o funcionamento dos restaurantes. Segundo a Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), reuniões feitas no domingo (14) e nesta segunda-feira (15) chegaram a um acordo para que os restaurantes possam funcionar até 22h na cidade. A prefeitura não confirma.
Segundo a Abrasel, que representa mais de 50 mil estabelecimentos no Estado, um novo decreto deve ser publicado pela prefeitura de Curitiba, com alterações sobre o que foi oficializado anteriormente, no sábado (13), quando o funcionamento dos restaurantes ficava limitado às 15h.
“O novo decreto está quase pronto, aguardando as definições de outros setores da economia, e será divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretária da Saúde de Curitiba, Marcia Cecilia Huçulak. Esse entendimento é fruto de muito diálogo, pois é disso que precisamos em um momento como esse”.
Nelson Goulart, presidente da Abrasel-PR.
Nelson reforçou que os restaurantes vão ser liberados a funcionar com mais flexibilidade no horário. Apesar disso, conforme o presidente da Abrasel, todos os estabelecimentos devem seguir as regras já estabelecidas pelas autoridades de saúde de Curitiba.
“Há meses a Abrasel-PR trabalha intensamente para que seus associados cumpram todas as normas de funcionamento exigidas pelo poder público”.
Nelson Goulart, presidente da Abrasel-PR.
Foram feitos manuais e até treinamentos para que os empresários possam seguir as restrições. “Levando em consideração, principalmente, a segurança de seus clientes e colaboradores“.
“Falamos com muita convicção que os restaurantes não oferecem risco aos curitibanos”.
Nelson Goulart, presidente da Abrasel-PR.

O que diz a prefeitura sobre o assunto?
Por enquanto, a prefeitura de Curitiba não se manifestou sobre o assunto, da mesma forma que não confirmou a reabertura das academias. Pelo atual decreto, que levou Curitiba a bandeira laranja de gravidade (que representa risco médio de contaminação), restaurantes e lanchonetes poderiam funcionar das 11h às 15h, todos os dias da semana, e fora desse horário apenas para delivery.