Na primeira etapa serão recebidos 198 médicos, 118 profissionais de enfermagem e dois técnico-administrativos. Em novembro, o hospital ganhará o reforço de mais 100 médicos.

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, anunciou, em uma coletiva de imprensa na última terça-feira (15), a chegada de 418 novos servidores para trabalhar no Hospital das Clínicas (HC). O chamamento dos trabalhadores, que são concursados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deve começar na próxima semana.

As novas contratações trarão benefícios ao HC como a abertura de leitos e de nova UTI, a retomada de alguns serviços, o aumento no número de atendimentos, além de melhores condições de trabalho e uma economia anual de aproximadamente R$ 1 milhão.

De acordo com a universidade, na primeira etapa serão recebidos 198 médicos, 118 profissionais de enfermagem e dois técnico-administrativos, que começarão a trabalhar no próximo mês. Em novembro, o HC ganhará o reforço de mais 100 médicos.

Os demais servidores concursados devem chegar ao HC a partir de fevereiro do ano que vem. A universidade espera que sejam chamados de 40 a 80 funcionários por mês. Akel lembrou que as 1775 vagas estão garantidas pela aprovação do Ministério do Planejamento. Entretanto, a quantidade e a celeridade na convocação dos aprovados dependerá da disponibilização orçamentária do Governo Federal. “Podemos ter a certeza que estamos em uma situação bastante privilegiada no país. Termos a possibilidade de contar, ainda neste ano, com cerca de 25% dos profissionais que precisamos, sem precisar desligar nenhum servidor da Funpar e ainda garantir recursos para pesquisas e equipamentos é um cenário que mostra a seriedade e a dimensão da UFPR para a Ebserh”, completou o reitor.

O superintendente do Complexo, Flavio Tomasich, relatou que a área prioritária de atendimento dos novos 418 empregados será de Urgência e Emergência. “Este contingente permitirá a abertura de 78 leitos na área de Urgência e Emergência e dará início a um cenário que não víamos há mais de 20 anos”, explicou.

Novo setor

Durante a coletiva também foi anunciada a implantação do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde. O novo departamento possibilitará a agilização do atendimento, otimizando a utilização do leito hospitalar, aumentando quantidade de internações.  Ainda segundo a universidade, o Complexo ganhará mais duas salas cirúrgicas, atualmente são nove. Haverá a reestruturação da Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados, do Serviço de Anestesiologia e dos serviços médicos da Maternidade Victor Ferreira do Amaral.