Ala, que abriga oito leitos de UTI neonatal e dois de UTI pediátrica, foi inteiramente reformada
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital do Trabalhador (HT), em Curitiba, foi reaberta nesta segunda-feira (29). A ala, que abriga oito leitos de UTI neonatal e dois de UTI pediátrica, foi inteiramente reformada com recursos do Governo do Estado e também recebeu novos equipamentos para qualificar o atendimento de crianças e bebês.
O Estado investiu quase R$ 900 mil nas melhorias, que fazem parte da estratégia da Rede Mãe Paranaense. “Com isso, garantimos uma estrutura moderna e altamente especializada, permitindo que os profissionais do hospital continuem salvando vidas diariamente”, destacou o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz.
Em funcionamento desde 2001, a unidade é retaguarda para o atendimento de bebês de alto risco e recém-nascidos prematuros vindos da maternidade do hospital. Além disso, os leitos de UTI pediátrica dão suporte a crianças que dão entrada em estado grave no Pronto Socorro ou necessitam de assistência especializada após a realização de cirurgias do Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio-Palatal (Caif), que funciona ao lado.
Em 15 anos, a UTI Neonatal atendeu mais de 4,8 mil pacientes e 80% da demanda diz respeito a bebês recém-nascidos. Atualmente, a ala conta com 15 médicos, seis enfermeiros e 42 técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, como fisioterapeutas.
Durante o mês de reforma, os dez leitos foram realocados em outra ala do hospital. O objetivo foi garantir o funcionamento dos leitos, sem que houvesse a interrupção da oferta de atendimento.