O atendimento do Hospital Evangélico entra no segundo dia consecutivo de suspensão. Os atendimentos foram interrompidos por volta das 9h desta terça-feira (25) por motivos financeiros e, de acordo com a direção da entidade, não há previsão para a normalização dos serviços.

Pacientes que necessitaram de atendimento emergencial foram encaminhados a outras unidades e os demais ficaram sem consultas.

Em ofício encaminhado à prefeitura de Curitiba, a direção alega falta de recursos para manter o atendimento à demanda local.

Apesar de não haver previsão, o atendimento normal deve ser retomado a qualquer momento.

Hospital será notificado

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informa que irá notificar a direção do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba nesta quarta-feira (26) para que apresente, em 24 horas, um plano de resolução dos problemas de falta de insumos básicos que culminaram na suspensão dos atendimentos e internamentos.

Assim que houve a suspensão das atividades, a secretaria enviou ao hospital uma equipe de auditoria para verificar a ocorrência e elaborar o relatório que serve de base à notificação.

Ainda nesta quarta-feira (26), a secretaria também enviou e irá manter no Evangélico uma equipe de monitoramento para acompanhar a situação e garantir a assistência à população. Todos os pacientes de procura direta deverão necessariamente passar pela triagem do hospital. Os casos em que eventualmente ficar caracterizada desassistência serão reportados ao Conselho Regional de Medicina  (CRM-PR). Paralelamente, a secretaria oferecerá suporte para que os serviços da maternidade do Evangélico sejam reabertos imediatamente.

Na terça, a equipe de auditoria da secretaria verificou que havia 239 pacientes internados no Evangélico, dos quais 30 com previsão de alta. As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital funcionavam regularmente.