O Hospital Municipal vai passar a abrigar pacientes com coronavírus para auxiliar no isolamento. A Prefeitura de Maringá vai disponibilizar 80 leitos para hospedarem pacientes pelo período de 14 dias. As vagas são, prioritariamente, para profissionais da área da saúde (grupo 1), profissionais da segurança ou do serviço público (grupo 2), moradores de residências com até 70m2 e com mais de quatro moradores (grupo 3) e pessoas que residem junto a alguém que pertença ao grupo de risco e não tenha possibilidade de manter o isolamento domiciliar (grupo 4). 

São 20 quartos, com estrutura para abrigar até quatro pessoas cada. As vagas serão distribuídas entre os grupos selecionados da seguinte forma:  

  • grupo 1: 50% das vagas
  • grupo 2: 25% das vagas
  • grupo 3: 12,5% das vagas
  • grupo 4: 12,5% das vagas

Nos quartos há camas do tipo beliche, espaço para refeitório, telefone com ramal interno e a ala ainda tem sala com televisão e espaço aberto com gramado. Os pacientes com coronavírus precisam levar roupas, material de higiene, travesseiro e outros itens do dia a dia para serem usados ao longo da hospedagem. 

É obrigatório usar máscara e cumprir o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Não é permitido sair do setor durante o período de isolamento. Se isso acontecer, o usuário assina um termo de desistência e a vaga será redirecionada. 

A ideia da Unidade de Acolhimento é que as medidas de distanciamento social e quarentena sejam cumpridos rigorosamente, evitando o contágio entre pessoas da mesma família ou que dividam o mesmo espaço.