Pacientes podem ter sido contaminados com hepatite e HIV (Foto: Pixabay)

O caso aconteceu na cidade de Saddle Brook, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no centro cirúrgico Health Plus

No centro cirúrgico HealthPlus, na cidade de Saddle Brook, nos Estados Unidos, um surto pode ter exposto cerca de 3.778 pacientes à hepatite, HIV e outras infeccções transmitidas pelo sangue.

Equipamentos não esterelizados

De acordo com o que foi divulgado pela rede norte-americana CNN, o hospital emitiu um alerta a todos os pacientes que passaram pelo ambulatório entre janeiro e setembro de 2018.

 

O alerta foi emitido após uma divulgação do Departamento de Saúde de Nova Jersey identificar que funcionários deste centro cirúrgico não estavam seguindo os procedimentos de limpeza e esterilização de instrumentos médicos, o que teria colocado em risco pacientes em relação à hepatite B, hepatite C e HIV.

 

Até o momento, todos os pacientes foram notificados e nenhuma infecção foi detectada, de acordo com o Departamento de Saúde do Estado. “Embora o risco de infecção seja baixo, o centro cirúrgico HealthPlus e o Departamento de Saúde de Nova Jersey recomendam que os pacientes façam exames para essas doenças”, afirmou Janelle Fleming, porta-voz do Departamento de Saúde à CNN nesta segunda-feira (24).

Áreas atendidas pelo centro cirúrgico

O centro cirúrgico atende as áreas de ortopedia, dor crônica e cirurgia plástica, e recebe principalmente pacientes de Nova Jersey e arredores.

No comunicado emitido, o hospital pede aos pacientes que façam exames de sangue, e afirmam que se comprometem a arcar com todas as despesas.

Doenças são silenciosas

Segundo o Ministério da Saúde, as hepatites B e C são uma inflamação no fígado causadas por vírus, e geralmente são silenciosas. Quando apresentam sintomas, eles se manifestam entre duas e seis semanas após o contágio.

 

Entre os dois tipos existentes, a hepatite C é a mais letal, mas tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. Já uma pessoa com hepatite B pode melhorar sem tratamento, enquanto outras podem sofrer de doença prolongada que pode causar danos ao fígado, ainda segundo informações da pasta.

 

O HIV é o vírus que causa a Aids, que compromete o sistema imunológico, dificultando o combate a infecções. Apesar de não ter cura, atualmente se tratado de forma adequada é possível conviver normalmente com a doença.