As obras do Hospital Regional de Toledo tiveram início em 2012, dez anos após os primeiros estudos para sua construção, porém, deve demorar para que o hospital realmente funcione. A inauguração chegou a ser anunciada para este ano, muito embora alguns empecilhos possam protelar essa data.
Dois blocos estão praticamente prontos e um terceiro está em construção, mas já precisa de ampliações, pois o projeto original não atende mais as necessidades da região. A unidade projetada para comportar 80 leitos normais e 10 para UTI terá que passar para 300 leitos e 40 vagas em UTI.
Outro problema que preocupa é que, até o momento, não se sabe quem vai administrar o espaço. Segundo a regional de Saúde de Toledo, há duas possibilidades. Uma delas é que a unidade seja administrada pela Universidade Federal do Paraná e a outra de que o Governo do Estado assuma o hospital.
E depois que todos estes problemas forem resolvidos, será preciso equipar o hospital. O Governo Federal já destinou 16 milhões para comprar os equipamentos, mas falta a contrapartida do Estado para que a população, enfim possa ver o local funcionando.