O Hospital Regional São Sebastião, da Lapa – primeira unidade especializada no tratamento de pacientes com tuberculose (tisiologia) no Estado – completou nesta última terça-feira (30) 85 anos de existência. O evento também marcou o início das atividades do novo centro cirúrgico do hospital.
O hospital foi fundado em 1927, quando houve um aumento nos casos de tuberculose no Estado. O perfil epidemiológico da doença, com alto risco de contágio, também contribuiu para a fundação do hospital. De lá para cá, se tornou referência no tratamento da doença e atende pacientes encaminhados de todo o Paraná.
São pacientes que não conseguem realizar o tratamento em casa ou em uma unidade básica de saúde. “São moradores de rua, pessoas interditadas judicialmente, ou em outras situações que inviabilizariam o tratamento diretamente observado (TDO)”, explicou o diretor do hospital, José Gaspar Bornancin.
O tratamento no hospital também é indicado para pacientes que apresentem algum tipo de reação adversa aos medicamentos. “Desta forma podemos acompanhar os efeitos do tratamento no organismo da pessoa, proporcionando um atendimento integral às necessidades do paciente”, afirmou Gaspar.
ANIVERSÁRIO – As comemorações do aniversário foram iniciadas no domingo (28) com um passeio ciclístico pelas ruas da Lapa. O hospital também lançou sua nova página na internet e realizou uma gincana com seus funcionários. A programação também contou com uma palestra sobre acreditação e será encerrada nesta quarta-feira (31) com um encontro religioso.