Determinação é uma precaução por conta da ocorrência de casos de febre amarela na região.Foto: Divulgação / IAP

Determinação é uma precaução por conta da ocorrência de casos de febre amarela na região.

As Unidades de Conservação Estaduais do Litoral estarão fechadas para visitação por 15 dias, a partir desta quinta-feira, (24).

A determinação é uma medida preventiva por conta da ocorrência de casos de febre amarela

A informação é do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A medida é uma ação preventiva devido à ocorrência de casos de febre amarela no estado de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná, no Vale do Ribeira, nos municípios de Registro, Iporanga e El Dorado.

Quanto às Estações Ecológicas e Unidades de Conservação onde são realizadas pesquisas, será permitida a entrada de pesquisadores com a apresentação da carteirinha de vacinação contra a febre amarela.

O IAP ressalta que os macacos não são vetores da febre amarela e sim vítimas. A morte deles é um alerta que ajuda a população a se prevenir.

O Instituto recomenda, ainda, o fechamento das Unidades Municipais, Federais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), e solicita que, caso sejam encontrados primatas mortos na região litorânea, informem à Secretaria de Meio Ambiente do município mais próximo, ou o IAP, pelos números: (41)3213-3462 ou (41) 3213-3830.

As Unidades de Conservação que estarão fechadas são as seguintes:

Parque Estadual Pico do Marumbi
Parque Estadual do Boguaçu
Parque Estadual Pico Paraná
Parque Estadual Roberto Ribas Lange
Parque Estadual do Palmito
Parque Estadual da Graciosa
Parque Estadual do Pau Oco
Parque Estadual Rio da Onça
Parque Estadual das Lauráceas
APA Guaratuba
APA Guaraqueçaba

Macacos mortos em Antonina trazem preocupação sobre febre amarela no Paraná

A morte de três macacos em Antonina, no litoral do Paraná, preocupou a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que enviou uma equipe para investigar o local diante da possibilidade de que os animais tenham morrido por causa da febre amarela. Além dos três animais mortos recentemente, também foi encontrada uma carcaça mais antiga.