Em um mundo cada vez mais acelerado, onde o estresse, a ansiedade e a insônia são problemas constantes, uma técnica simples, acessível e eficaz tem ganhado destaque: a chamada “Ilha de Calma”. Dessa forma, segundo especialistas em saúde mental e higiene do sono, essa prática de visualização guiada pode ser um verdadeiro refúgio para quem busca dormir melhor e relaxar profundamente.

pessoa dormindo para ilustrar a ilha de calma
A “Ilha de Calma” representa mais do que uma simples técnica de relaxamento. Ela é um convite à desaceleração (Foto: Ilustração/Canva)

A técnica envolve imaginar mentalmente um lugar seguro, tranquilo e agradável, geralmente uma ilha paradisíaca, silenciosa, com o som suave das ondas e ausência de estímulos negativos. Portanto, a ideia é que essa construção mental sirva para desacelerar o corpo e a mente, facilitando a entrada no estado de sono profundo.

“Nesse mundo cheio de desafios, em que nos sentimos frequentemente ameaçados, aprender a equilibrar o corpo de maneira tão natural é um dos maiores presentes que podemos nos dar”, relatou a médica Regina Chamon ao portal Boa Forma.

homem dormindo na cama para ilustrar a técnica ilha de calma
A ilha de calma é um recurso gratuito e ao alcance de todos (Foto: Ilustração/Canva)

De acordo com um estudo do Consenso Brasileiro de Diagnóstico e Tratamento da Insônia em Adultos (2023), ressalta a eficácia de intervenções comportamentais e técnicas cognitivas na melhoria do sono, sem uso de remédios. “Quanto mais estruturada a intervenção com as técnicas da TCC-I (Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada à insônia) e quanto maior a frequência, maior será o efeito nos parâmetros do sono”.

Como funciona no cérebro?

Quando é visualizado um cenário com detalhes (cores, sons, texturas, sensações), o cérebro ativa as mesmas áreas envolvidas em experiências reais, como o córtex visual, o sistema límbico e o hipotálamo, responsáveis pelas emoções, memória e regulação fisiológica. O resultado disso é por exemplo:

  • Diminuição do cortisol (hormônio do estresse)
  • Redução da frequência cardíaca e respiratória
  • Ativação do sistema parassimpático, que induz ao relaxamento
  • Liberação de melatonina, o hormônio do sono
foto de um casal deitado dormindo
A Ilha de Calma pode ser aplicada em pessoas de todas as idades (Foto: Ilustração/Canva)

Ou seja, mesmo sendo uma criação imaginária, a Ilha de Calma produz efeitos reais no corpo, especialmente se praticada antes de dormir.

Como praticar a técnica antes de dormir

  • Deite-se confortavelmente, em um ambiente escuro e silencioso.
  • Feche os olhos e respire profundamente por alguns minutos, concentrando-se apenas no ar entrando e saindo.
  • Visualize uma ilha tranquila. Imagine cada detalhe: a areia sob os pés, o som das ondas, o cheiro do mar, o calor do sol ou o frescor da brisa.
  • Permaneça nesse lugar mentalmente, como se estivesse ali de verdade. Sempre que pensamentos intrusivos surgirem, retorne à paisagem.
  • Continue até adormecer ou atingir um estado profundo de relaxamento.

Quando procurar ajuda profissional

Embora a técnica funcione bem para muitas pessoas, em casos de insônia persistente por mais de quatro semanas, é fundamental buscar acompanhamento médico ou psicológico especializado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.