A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informou neste sábado (4) que surgiram mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado, relacionados à ingestão de bebida alcoólica. Com isso, o número de ocorrências em investigação chega a três.

foto de bebida alcoólica para ilustrar casos suspeitos de intoxicação por metanol
Dois novos casos suspeitos de intoxicação por metanol são investigados no Paraná (Foto: Ilustração/Canva)

Os novos pacientes incluem uma mulher de 31 anos, moradora de Foz do Iguaçu, e um homem de 71 anos, residente em Curitiba. Ambos consumiram bebida alcoólica destilada e apresentaram sinais compatíveis com intoxicação por metanol, como dor atrás dos olhos e convulsões.

Atualmente, os pacientes estão internados em unidades de saúde de suas cidades. Amostras biológicas serão coletadas para exames laboratoriais que poderão confirmar ou descartar a intoxicação. A mulher apresenta quadro clínico considerado leve, enquanto o homem está em condição grave.

O primeiro caso, notificado na sexta-feira (3), envolve um paciente de 60 anos, também de Curitiba, que aguarda resultado laboratorial. A Sesa, em conjunto com as prefeituras, acompanha de perto a evolução clínica de todos os casos.

Intoxicação por metanol no Paraná: orientações à população

A Sesa reforça que, diante de suspeita de intoxicação por metanol, os serviços de saúde públicos ou privados devem notificar imediatamente um dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para receber orientação adequada.

Quem ingeriu bebida alcoólica e apresenta sintomas de intoxicação deve procurar imediatamente atendimento de urgência em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais, para receber as intervenções médicas necessárias.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.


Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.